Durante o evento “PlayStation 5 Showcase”, nesta quarta feira 16, a Sony revelou a data de lançamento do videogame PS5, que será  em 12 de novembro nos Estados Unidos e 19 de novembro nos demais países. Ainda no mesmo evento, finalmente o preço do console foi revelado. O preço será US$ 399,99. na versão mais simples, chamada de Digital Edition, que não terá leitor de discos. A versão com leitor de discos será vendido por US$ 499,99.

Outros destaques do evento foram os anúncios do novo God of War, Final Fantasy XVI, Hogwarts Legacy, remake de Demon’s Souls e detalhes de Spider-Man: Miles Morales. É importante lembrar que os concorrentes Xbox Series X e Xbox Series S, da Microsoft, custam US$ 499 e US$ 299, respectivamente.

História do PlayStation

A história do PlayStation nos leva à nostálgica viagem no tempo do início dos anos 90, um período marcado pela guerra entre o console de jogos de 16 bits Mega Drive e o Super Nintendo. O fim desta geração marca o início de uma era mais técnica e gloriosa em todos os detalhes, principalmente devido aos gráficos dos jogos 3D, que se tornaram tendência desde então. Antes do advento do PSOne, com a popularidade do PlayStation, Nintendo e Sony estabeleceram uma parceria com o objetivo de ampliar a escala do Super NES, que poderia aceitar CDs em vez dos famosos “cartuchos de tinta” da época.

A Nintendo decidiu cancelar o projeto porque disse que usar discos laser levaria mais tempo para carregar o jogo, e o tempo de “carregamento” arruinaria a experiência do jogador. Em contrapartida, a Sony decidiu dar continuidade ao projeto de forma separada, apostando na utilização de videogames com CDs como games.

Ao contrário de tudo relacionado ao mercado de jogos, a Sony lançou o PlayStation em dezembro de 1994, anunciando o fim da era dos consoles de 16 bits. Para tornar o projeto mais viável, o uso de CDs como mídia de jogo torna o desenvolvimento de console muito mais barato do que SNES e cassetes Mega Drive. Mas não há dúvida de que a principal diferença está na capacidade de armazenamento. As fitas cassete podem armazenar até 64 MB e os CDs podem armazenar até 750 MB.

Além de um som mais realista, essa mudança espacial também permite que a animação renderizada seja inserida na abertura do jogo. Outro recurso é que o console permite reproduzir CDs de música. Esse recurso desempenha um grande papel quando a família decide comprar videogames. E como salvar o progresso durante o jogo? A Sony resolveu esse problema usando um cartão de memória chamado “cartão de memória”, que tinha 1 MB de espaço quando foi lançado. Pode parecer raro, mas foi muito útil na época.